ERA UMA ERAProdução:
Cia. Mungunzá de TeatroDireção: Verônica GentilinAno:
2015
SINOPSE
Uma caixa abandonada, no cenário do espetáculo, se abre e de dentro dela surgem todas as personagens. Inicia-se a história do Grande Reino Ainda Sem Nome. Barba Rala, rei deste Reino, deseja, a todo custo, entrar para a História, e poder dar um nome ao seu Reino. A única forma que um Reino tem de ser reconhecido, e entrar para a História, é completando 100 páginas no Grande Livro de Autos. Este é um diário, que deve ser preenchido com todas as ações do Reino. Até que um dia, após um incêndio, o livro é destruído e os habitantes têm de recomeçar sua vida do zero. No entanto, os tempos são outros e agora a Era vigente é a Era da Tecnologia. A peça se repete, mas completamente contextualizada no caos da Era Digital. Novamente, o Reino cresce, e vai se preenchendo de memórias, registros e selfs, até entrar em colapso novamente.
Afinal, o que pode salvar a memória de um Reino?
Histórico
Seis temporadas entre São Paulo/SP e Santo André/SP. Foi contemplado com os Editais: 24ºFomento ao Teatro para cidade de São Paulo, PROAC Circulação 2015 e Ocupação da Caixa Cultural 2016 - São Paulo. Participou do Festival Guritiba em Curitiba/PR, em 2016. Eleito melhor espetáculo infantil pelo júri popular do jornal Estado de São Paulo. Eleito um dos melhores espetáculos infantis, em 2015, pelo jornal Folha de São Paulo.
Ficha Técnica
Argumento, Direção e Dramaturgia – Verônica Gentilin
Contribuição dramatúrgica - Cia. Mungunzá de Teatro
Atores criadores – Léo Akio, Lucas Bêda, Marcos Felipe, Pedro das Oliveiras, Sandra Modesto e Virginia Iglesias
Músicas e Trilha Sonora – Gustavo Sarzi
Narração – Gabriel Manetti
Desenho de Luz – Pedro das Oliveiras
Cenário – Cia. Mungunzá de Teatro
Cenário Audiovisual – Lucas Bêda e Lucas Schlosinski
Adereços – PalhAssada Ateliê
Figurinos – Fausto Viana e Sandra Modesto
Direção e edição de vídeos – Lucas Bêda
Animação 2d – Lucas Bêda e Lucas Schlosinski
Animação 3d – Lucas Schlosinski
Cenografia digital e animação – Lucas Schlosinski
Vídeo final - Bárbara Hoffmann e Verônica Gentilin
Operadora de Projeção e Som – Verônica Gentilin
Técnico de Luz – Ghabriel Tiburcio e Paloma Dantas
Produção Executiva – Cia. Mungunzá de Teatro e Gustavo Sanna
Produção Geral – Cia. Mungunzá de Teatro
Acompanhamento de processo (fotografias) – Mariana Beda
* 60 minutos
* Espetáculo livre. Recomendação, a partir de 4 anos
Trechos de críticas
"O que mais me impactou no 'Era uma Era' foi a temática e o jeito que ela é abordada, pois ela não me parecia algo "feito para criança". Foi a ousadia, a ausência do medo de como ia ficar essa peça para criança. O respeito à criança: respeito na linguagem, respeito no texto e o respeito no instigar a inteligência e a imaginação da criança. Eles não fizeram pensando em mastigar tudo para a criança. Pra mim o 'Era uma Era' é uma ode de respeito ao que é ser criança, ao pensamento infantil, e à inteligência da criança"
Tatiana Rehder (Arte educadora e diretora do Grupo Arte Simples de Teatro)
"Eu já vi a peça inúmeras vezes. Ela funciona para crianças, ela funciona para adultos, ela funciona para pessoas da melhor idade, ela funciona para diferentes classes sociais e repertórios. O 'Era uma Era' é uma obra que faz eu me sentir não apenas um espectador, mas um participante dela. Eu me sinto um espectador narrador, eu me sinto construtor e experimentador. Ela é uma obra completa com forte apelo transmídia"
João Schnorr (cineasta e produtor)
"O vigor do 'Era uma Era' está na inteligência de dialogar com a criança contemporânea, que se interessa por tecnologia e trazer essa ferramenta como atrativo para o teatro. É um espetáculo que tem tudo a ver com o momento em que estamos vivendo, tudo a ver com teatro, com o meio digital. É um espetáculo corajoso, que vem de um grupo que experimenta, sem medo de errar"
Fausto Viana (Doutor em Artes e Pesquisador em trajes da cena)