"Porongo Vaudeville" The Pambazos Bros - Circo Contêiner Mungunzá - 4ª edição
Dia 26 de Novembro de 2025 |
Quarta 19h |
$Gratuito, com intérprete de Libras
"Porongo Vaudeville"
The Pambazos Bros
Circo Contêiner Mungunzá - 4ª edição
Sinopse
Porongo Vaudeville faz uma releitura dos shows de variedades do começo do século. Assim, através da dança, música ao vivo, mágica, malabarismo e humor, se cria este cabaré noir, este variete interativo, que surpreende, emociona e alimenta as gargalhadas e a imaginação. Está dupla apresenta números que tem sido esquecidos ou deixados de lado na presa dos tempos modernos. O escapista, que será amarrado por duas pessoas do público com uma corda 20 metros, um par de algemas e um balde na sua cabeça; o magico que fará um truque proibido, diante dos olhos atônitos da platéia, trará a vida, mesmo que seja, a uma galinha. Um espetáculo cheio de ridículas incongruências baseadas na arte de fazer rir.
Histórico
The Pambazoa Bros são Jorge Zagarzazú e Diego Martínez. Nascidos no Uruguai, de espírito inquieto e coração nômade, iniciam sua carreira artística no mundo da fotografia, teatro e performance no underground montevideano dos anos 90. Sua curiosidade vital os leva ao México, já picados pelo mosquito do picadeiro, e em 2002 se dedicam totalmente ao circo e à arte de rua junto ao grupo Cirkóticos, nos primórdios do movimento do novo circo na Cidade do México. Em 2004, mudam-se para São Paulo (Brasil) – após se encontrarem com o grupo LUME de Barão Geraldo no Festival de Teatro de Rua de Zacatecas e se encantarem com sua pesquisa sobre o palhaço – com o objetivo de aprofundar sua formação no humor. No Brasil, fundam a companhia The Pambazos Bros. Durante 20 anos, produzem 5 espetáculos próprios, (Magikamerluza, La Mutante Varieté, Porongo Vaudeville, Flamingos de Fuego e Pakitos Cuecacuela) realizam turnês pela América e Europa, participando de festivais em mais de 25 países. Além disso, desenvolvem vários projetos sociais, entre os quais se destaca a circulação do espetáculo de música e humor Flamingos de Fuego em residências para a terceira idade no Brasil, Uruguai, Bélgica e Holanda. The Pambazos Bros se destacam por um estilo único, reconhecido por diversos prêmios, que influenciou inúmeros artistas dentro e fora do Brasil, tornando-os uma referência na palhaçaria paulistana. Ao longo de sua trajetória, foram incorporando seus estudos musicais aos espetáculos, desenvolvendo cada vez mais o humor excêntrico-musical. Além disso, são criadores de projetos musicais e cênicos como Cumbia Calavera e Pipo y su Sabor. Essa união entre música e humor os leva a organizar, desde 2018 em São Paulo, o Festival PLOP! de Humor e Música.
+ Sobre The Pambazos Bros
Instagram
Circo Contêiner Mungunzá
A primeira edição do Circo Contêiner aconteceu em 2019, quando 11 espetáculos se apresentaram na área externa do Teatro de Contêiner ao longo de três meses. Em 2022, a programação circundou o Dia das Crianças durante os finais de semana do mês de outubro, com cinco espetáculos. E, em 2023, a programação também aconteceu nesse mês e acolheu 13 atrações.
4ª edição - 2025,
curadoria de Giulia Nina
Giulia Nina é artista circense, fundou o grupo Caravana Tapioca, realizando projetos de descentralização das artes. Mestranda em artes cênicas na ECA/USP. Integra o elenco dos Palhaços Sem Fronteiras e orienta artistas em processos criativos. Também é produtora e diretora de processos criativos, com formações em palhaçaria, audiovisual e artes circenses. É bacharel em filosofia e tem como foco de seus estudos o riso. Já se apresentou em festivais no Brasil e no exterior e ministra cursos de comicidade.
A manutenção do Teatro de Contêiner Mungunzá foi contemplado pela 41ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura
Vigência do projeto: (24 meses)
De dezembro de 2023 a dezembro de 2025





