"DA MARGEM AO CENTRO, DO CENTRO A MARGEM" com Sharylaine, Nelson Triunfo, Rincon Sapiência | Conversas Públicas - Entre o Sucesso e a Lama
Dia 18 de Junho de 2025 |
Quarta às 20h | MESA 01
$Gratuito, com intérprete de Libras
Cliques de May Ribeiro - 18/06/25 - MESA 01
Projeto "Entre o Sucesso e Lama"
CONVERSAS PÚBLICAS
10 encontros sobre cultura, hip hop e transformação social
18/06/25
Quarta-feira
Abertura às 19h
Cracolândia é cidade: educação, cultura e políticas públicas no centro da disputa
com Carlos Giannazi, Celso Giannazi, Luciene Cavalcanti, Edi Rock e Marcos Felipe
Mesa 1 às 20h
Da margem ao centro, do centro à margem
com Sharylaine, Nelson Triunfo, Rincon Sapiência
O projeto Entre o sucesso e a lama foi criado pelo cantor e compositor Edi Rock, em parceria com o Teatro de Contêiner e a deputada federal Luciene Cavalcante, para oferecer formação e aprimoramento a um grupo de MCs da região da Cracolândia, em São Paulo.
De 18 a 27 de junho, a iniciativa promove uma série de 10 conversas públicas sobre cultura, arte e transformação social. Os convidados desses encontros são grandes nomes do rap nacional e da poesia falada, além de pessoas que pesquisam música, cultura de resistência e transformação por meio da arte.
As conversas são abertas ao grande público e a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas, com o objetivo de fomentar o pensamento político, cultural e social em torno da arte, da cultura urbana e das políticas públicas, aproximando o público da potência transformadora do hip hop e da criação coletiva.
"Entre o Sucesso e a Lama" é, acima de tudo, uma proposta de escuta, visibilidade e transformação — uma tentativa concreta de ressignificar relações humanas dentro de um território historicamente marginalizado, unindo arte, cultura, educação, cuidado e cidadania em prol de um futuro mais justo, inclusivo e potente.
A curadoria das mesas foi feita por Ludmila Frateschi e Marcos Felipe (Teatro de Contêiner).
Ludmila Frateschi também será a mediadora dos encontros.
Vereador Celso Giannazi é advogado, engenheiro e mestre em Direito. Em 1998, ingressa no serviço público da cidade de São Paulo como servidor concursado da Secretaria da Fazenda. Foi presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais Tributários do Município por três mandatos consecutivos. Em 30 de janeiro de 2019, assume o seu primeiro mandato como vereador. É eleito novamente em 2020 e reeleito em 2024 com uma votação expressiva. Giannazi foi um dos 20 vereadores mais votados do Brasil. O seu trabalho na Câmara tem como foco a defesa dos servidores e o investimento em políticas públicas em áreas como Cultura, Educação e Saúde.
Deputado estadual Carlos Giannazi é professor universitário, diretor de escola pública, mestre em Educação e doutor em História pela Universidade de São Paulo. Foi vereador da cidade de São Paulo de 2001 a 2007 e candidato a prefeito em 2012. Atualmente, está em seu quinto mandato como deputado estadual. Em 2022, foi o segundo deputado mais votado em todo o estado de São Paulo com quase 277 mil votos. Como educador e parlamentar, é reconhecidamente um dos maiores defensores da qualidade da escola pública e da valorização dos seus profissionais.
Deputada federal professora Luciene Cavalcante é professora e supervisora escolar concursada da rede de ensino da cidade de São Paulo. É formada em advocacia e pedagogia pela Universidade de São Paulo. Também cursou mestrado em Educação pela Unicamp. Começou a sua carreira no magistério no ano 2000, como professora de Educação Infantil. Ao longo de sua carreira, foi diretora de escola pública por 10 anos e também atuou como professora da rede estadual de ensino. Em fevereiro de 2023, Luciene Cavalcante se torna a primeira professora da rede pública de São Paulo a assumir uma cadeira no Congresso Nacional.
Marcos Felipe é ator e fundador da Cia. Mungunzá de Teatro e um dos idealizadores e gestores do Teatro de Contêiner.
Edi Rock é cofundador dos Racionais MC's, grupo que há mais de 35 anos representa a cena urbana brasileira. É uma das vozes mais potentes do rap nacional. Iniciou sua trajetória em 1984 e, desde então, firmou parcerias marcantes e lançou músicas emblemáticas como “Negro Drama” e “A Vida é Desafio”. Em carreira solo, destacou-se com o clássico “That’s My Way”, ao lado de Seu Jorge, e com os álbuns “Origens” (2019), “Origens Parte 2” (2020) e “Origens 3 – O Show” (2024), nos quais expandiu seus horizontes musicais sem perder sua essência, unindo rap a gêneros como samba, funk, sertanejo e R&B. Engajado socialmente, Edi Rock também compartilha sua trajetória em escolas públicas por meio do projeto “HIP HOP BRASIL”, além de marcar presença em trilhas sonoras e produções audiovisuais que celebram sua vida e legado.
Sharylaine é cantora, compositora e intérprete. MC pioneira, integrou se a Cultura Hip Hop em 1985 em São Paulo, tornou se Rapper em 1986, participou das origens da cena cultural na Estação São Bento do Metrô, onde sua história se funde e se confunde com a história da cultura Hip Hop na cidade. Em 40 anos de estrada se tornou referência e ainda carrega a marca de permanecer em atividade desde os primórdios até a atualidade.
Nelson Triunfo, pernambucano de Triunfo-PE, é reconhecido como o pai do Hip Hop no Brasil e um dos maiores ícones da dança de rua no país. Com trajetória marcada por resistência e inovação, deixou sua cidade natal nos anos 1970 e percorreu estados como Bahia, Brasília e São Paulo, onde se destacou ao introduzir o soul e o funk nos bailes blacks e nas ruas, fundando grupos como Black Soul Brothers e Funk & Cia. Nos anos 1980, ajudou a erguer os pilares da cultura Hip Hop brasileira em plena ditadura, fazendo da Rua 24 de Maio o primeiro ponto de encontro de dançarinos de rua no Brasil. Além de performer e educador, atua como produtor cultural, ministrando oficinas, palestras e projetos de formação em todo o país e no exterior, mantendo viva a essência da cultura de rua e contribuindo para sua valorização social e educativa.
O MC, produtor e empresário Rincon Sapiência é um artista de destaque na cena Musical brasileira. Em 2017, lançou Galanga Livre, seu álbum de estreia, que entrou para a lista dos 50 melhores álbuns da música brasileira de 2017 da Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) e ganhou dois troféus do Superjúri no Prêmio Multishow daquele ano. A premiação também rendeu o título de Revelação do Ano, reforçado pela sua eleição como Artista do Ano pela APCA e a escolha como melhor disco do ano pela revista Rolling Stone Brasil. Sapiência trabalhou na divulgação do álbum no Brasil e no exterior, período em que também reafirmou a sua versatilidade artística em parcerias musicais com Sidney Magal, Alice Caymmi, Rubel, Drik Barbosa e IZA. Em 2018, o artista lançou o seu próprio selo musical independente, chamado MGoma, apostando em seu reconhecimento como um dos produtores musicais mais respeitados da cena. Em novembro de 2019, Rincon lançou “Mundo Manicongo: Dramas, Danças e Afroreps”, seu tão aguardado segundo álbum de carreira, inteiramente produzido e dirigido por ele.
Ludmila Frateschi é graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Psicanalista formada pelo Instituto Sedes Sapientiae. Psicanalista clínica, supervisora e coordenadora do projeto Converse com o psicoterapeuta no Serviço de psicoterapia do Instituto de Psiquiatria HCFMUSP. Pesquisadora na área de psicologia, cultura e desenvolvimento humano, vem acompanhando os projetos culturais realizados na Cracolândia (em especial, o Teto, Trampo e Tratamento, entre 2022 e 2024, e o processo de montagem e exibições da peça Cena Ouro – Epidermia, da Cia. Mungunzá).
A manutenção do Teatro de Contêiner Mungunzá foi contemplado pela 41ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura
Vigência do projeto: (18 meses)
De dezembro de 2023 a Maio de 2025
